quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

0

Documento Semanal #19: Star Trek


   Depois do DS sobre Star Wars, aqui está o seu maior concorrente, Star Trek. Os dois tem grandes legiões de fãs pelo mundo, sempre brigando para descobrir qual é melhor. As acusações dos fãs de Star Wars são que Star Trek não tem muita ação e tem conversa demais. As acusações dos fãs de Star Trek são que a saga deve ser analisada cuidadosamente, estudando a mitologia e que Star Wars é só ação e imagem.
    Como fã das duas sagas eu discordo das duas afirmações. Star Trek, se você para por um tempo para assistir, é divertido, envolvendo o lado diplomático das explorações espaciais. Já Star Wars atrai pelas incriveis lutas, usando sabre de luz e a força, mas também há uma grande mitologia envolvendo os Jedi e os Sith.
    Deixando essa briga de lado, vamos falar da história. Star Trek surgiu em 1966, criado por Gene Roddenberry, com uma história de um futuro diplomático e organizado, diferente do presente, onde os EUA passavam por grandes crises, como a guerra do vietnã e a guerra fria.
 
    O primeiro episódio tinha uma mulher, Majel Barrett, como segunda comandante da nave, o que para a produtora, a NBC, era impossível de se acontecer, mesmo em um futuro distante. O episódio foi cancelado.
    Em uma segunda tentativa todos os atores foram demitidos, exceto Leonard Nimoy, o eterno Spock, e Majel Barret, que era uma enfermeira. O episódio se chamava " where no man has gone before" (Onde Nenhum Homem Jamais Foi).

    Neste elenco entraram Willian Shetner (Kirk), Nichelle Nichols (Uhura), James Doohan (Scotty), entre outros. Esta é a formação clássica junto com Spock.




     A série nunca fez aquele enorme sucesso,  mesmo tendo uma visão diferente do nosso futuro (sem alienigenas nos atacando, mas formando uma aliança chamada Federação Unida dos Planetas), chegando quase a ser cancelada na sua segunda temporada, mas todos os fãs da série escreveram uma quantidade enorme de cartas, fazendo a NBC esquecer isso.
     Não por muito tempo. A série foi cancelada na sua terceira temporada, apesar de muitos protestos.

     Assim como Chaves, a série foi vendida para várias partes do mundo e foi exibida em reprises durante alguns anos.
  
     Em 1973 ela ressurgiu como Star Trek: The Animated Series, sendo exibida nas manhãs de sábado e teve 22 episódios. O sucesso dessa série levou a Paramount e Roddenberry pensar em uma nova série que foi chamada de Star Trek: Phase II.
Phase II
  
     Com o sucesso de muitos filmes de ficção científica, a série também foi para o cinema, intitulado Star Trek: The Motion Picture. O filme não arrecadou o que os produtores queriam, mas garantiu uma sequência. Na verdade mais seis filmes.

      Em resposta a popularidade de Star Trek no cinema, a franquia retornou a televisão com Star Trek: The Next Generation, em 1987. O programa foi transmitido originalmente por sindicação ao invés de uma grande emissora.

      A Enterprise:

      Comandada, na série original, por capitão Kirk, a nave também se tornou personagem na série, mas sendo sempre substituída quando havia danos muito sérios. Um pouco parecida com uma Star Destroyer do Star Wars, a Entreprise funcionava como um grande navio, com cada oficial cumprindo suas funções, como os médicos, os operadores da sala das máquinas, os cientistas, etc. Os movimentos da nave eram cuidadosamente calculados, assim como os tiros de phasers. As lutas no espaço lembram muito os confrontos no mar.

      As tecnologias da nave também eram muito impressionantes. Como exemplo temos:  

O Torpedo fotônico, que é um grande canhão que dispara matéria e anti-matéria. 

Warp Speed, também funcionava a base de matéria e anti-matéria, ele impulsionava a nave, distorcendo o espaço-tempo.
Warp Speed

Teletrasporte, como o nome já diz ele servia para mover as pessoas do ponto A ao ponto B. Ele foi imcorporado a série por causa de problemas financeiros, pois não podiam fazer pequenas naves de transporte.


    As outras séries:
    Além da série original, Star Trek também faz sucesso com outras tripulações, que, adivinha, também causam brigas para ver quem é melhor. Vejamos:
  
    A Nova Geração: Ela se passa um século após a série original e usa a Enterprise D. A tripulação é formada por Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), Comandante William T. Riker (Jonathan Frakes), engenheiro chefe Geordi La Forge (LeVar Burton), oficial de segurança Tasha Yar (Denise Crosby), o primeiro klingon a entrar na Frota Estelar Worf (Michael Dorn), médica chefe Dra. Beverly Crusher (Gates McFadden), o andróide Data (Brent Spiner) e o filho da Dra. Crusher Wesley Crusher (Wil Wheaton). Wheaton faz ponta na série The Big Bang Theory, como... Will Wheaton, um ex-ator do Star Trek.
  
    Roddenberry quis deixar tudo como antes, mas também mudar muito, como a personalidade dos personagens. O Capitão Picard é totalmente o oposto de Kirk. Estrategista e com um estilo shakespeariano, ele era a imagem de um oficial altamente treinado, diferente da rebeldia de Kirk.
    A genealidade de Spock passou para Data, o andróide desprovido de emoções e La Forge, o engenheiro.

     Deep Space Nine: Ela se passa imediatamente depois da Nova Geração e tem algo diferente das outras séries, ela se passa em uma estação espacial e não em uma nave Enterprise. Segundo os produtores, a inspiração veio da conturbada situação entre Israel e a Palestina. Na série, após a libertação dos bajorianos de uma sangrenta ocupação cardassiana, a Federação entrou no meio para tentar manter um clima controlado em um verdadeiro barril de pólvora.

     Voyager: Esta série teve a Capitã Kathryn Janeway, a primeira mulher oficial comandadante em papel principal da série. A nave esbarrou em uma anomalia cósmica e foi parar no esqudrante delta, um lugar desconhecido. Era impossível retornar. O programa é como A CAverna do Dragão e os tripulantes tentam encontrar um jeito de voltar para casa. 

     Enterprise: Ela conta a história da primeira nave Enterprise, antes do capitão Kirk e Cia. Tinha como capitão Jonathan Archer. Os fãs dizem que esta série foi perda de tempo, pois ela explicava coisas que os fãs já sabiam. Ela acabou pois não conseguia a audiência desejada. 

 

      No cinema: 

     Estes são os filmes de uma tabela na Wikipedia:

Número Título Diretor Lançamento
1 Star Trek: The Motion Picture Robert Wise 7 de dezembro de 1979
2 Star Trek II: The Wrath of Khan Nicholas Meyer 4 de junho de 1982
3 Star Trek III: The Search for Spock Leonard Nimoy 1 de junho de 1984
4 Star Trek IV: The Voyage Home 26 de novembro de 1986
5 Star Trek V: The Final Frontier William Shatner 9 de junho de 1989
6 Star Trek VI: The Undiscovered Country Nicholas Meyer 6 de dezembro de 1991
7 Star Trek Generations David Carson 18 de novembro de 1994
8 Star Trek: First Contact Jonathan Frakes 22 de novembro de 1996
9 Star Trek: Insurrection 11 de dezembro de 1998
10 Star Trek Nemesis Stuart Baird 13 de dezembro de 2002
11 Star Trek J. J. Abrams 8 de maio de 2009

   O 12º filme está sendo produzido, com a mesma tripulação do 11º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!