quarta-feira, 9 de novembro de 2011

0

Documento Semanal #16: Star Wars


    Outra quarta e outro DS prontinho aqui. Hoje falando sobre a história de como foi feito a maior obra cinematográfica de todos os tempos: Star Wars.
   
    A saga começou como um space opera, escrito pelo ilustre George Lucas, depois virou uma triologia de três filmes, se tornando um ícone entre os nerds. Mas George não ficou famoso com este filme. Antes ele produziu um dos maiores sucessos dos anos 70, loucuras de verão. Depois deste enorme sucesso ele procurou vários estudios para tirar sua obra do papel, mas foi recusado em quase todos, até convencer os executivos da 20th Century Fox a financiarem o filme, com meros US$8 milhões. Para ajudá-lo nos desenhos Lucas contratou o designer da Boeing Ralph McQuarrie.


    Como a Fox não sabia do sucesso que os filmes iriam fazer, ela aceitou em colocar no contrato de George, que ele realizaria todas as possíveis sequências de Star Wars e que ficaria com todo o dinheiro da merchandising sobre a obra. Deu no que deu, Lucas está nadando em dinheiro e os produtores da Fox nadando em depressão.

    O roteiro foi modificado muitas vezes e o resultado final foi muito diferente do que Lucas imaginou. Como por exemplo, o sobrenome de Luke deveria ser Starkiller, mas a produção achou que seria muito violento para um fazendeiro, Han Solo seria como Greedo, mas de novo a produção achou que o Idiana era mais galanteador do que o alienígena verde. Além dessas, outras coisas que não eram como George imaginou pararam nas telas, como o traje dos Jedi, aquilo deveria ser apenas uma roupa de fazendeiro de Tattoine, mas no 2º filme acabou virando um uniforme.


Anthony Daniels
   George Lucas optou por escolher um elenco desconhecido, desagradando o estúdio. Harrison Ford, então pouco conhecido, foi inicialmente chamado apenas para participar dos testes de elenco. Mark Hamill, que fez Luke, era conhecido por seu papel em uma série de televisão e Carrie Fisher,que fez Leia, era filha de Debbie Reynolds e Eddie Fisher, artistas consagrados de Hollywood, mas também era desconhecida. Peter Mayhew foi escolhido para o papel de Chewbacca devido a sua altura (2,20 m). Kenny Baker, um comediante anão, faria R2-D2 e o artista mímico Anthony Daniels, seria C-3PO. David Prowse, com seus 2 metros e corpo atlético seria Darth Vader. Mas a voz de Vader ganharia a interpretação de James Earl Jones. Para viver Obi-Wan Kenobi, o famoso ator britânico e vencedor do Oscar por A Ponte do Rio Kwai, Alec Guinness fora chamado por Lucas para dar credibilidade ao filme.



    Com roteiro, atores, diretor, dinheiro, e toda a equipe pronta, Lucas estava pronto para começar as gravações. O local escolhido foi a Tunísia, no deserto do Saara, ambiente ideal para fazer Tatooine. Bem, nem todos achavam isso. Kenny e Anthony com certeza não gostaram da ideia de ficar em roupas de metal sob um sol de 40 graus. Mas havia um alívio durante as filmagens, um vento soprando, que depois se transforma em uma tempestade e destruiu todo o cenário do filme. Ele obviamente foi reconstruído e ainda está lá, servindo de ponto turístico.


    Enquanto os atores morriam na Tunísia, a equipe nos EUA filmava as cenas da Estrela da Morte.
    Depois do deserto George vai para um estudio em Londres, onde enfrenta muitos problemas, como a paralização das filmagens às 17 e 30, obrigado pelo sindicato; As discuções entre a produção; As gracinhas que os atores faziam em vez de filmar e outros problemas que os diretores enfrentam.

    Depois de tudo pronto e os atores chatos terem ido embora, George se concentra nos efeitos especias do filme. Segundo ele o primeiro corte do filme ficou tão ruim que demitiu toda a equipe por traz disso, e resolveu fazer do seu jeito.

    Para produzir os sons e a música do longa, Lucas contrata John Williams, já famoso por filmes como Tubarão de seu amigo Spilberg. Willians usou a orquestra sinfonica de Londres para fazer o serviço. Na primeira exibição do filme, alguns executivos choraram com a trilha.

    Com o atraso na produção do filme, a estréia programada para dezembro de 1976 fora adiada para 25 de maio de 1977 (também conhecido como dia da toalha ou dia do orgulho nerd). A princípio, em torno de apenas 40 cinemas aceitaram exibir o filme. Muitos críticos e executivos esperavam o fracasso do filme nas bilheterias e Lucas não imaginava o que estaria por vir. A campanha de marketing bem sucedida nos meses anteriores com a exibição de traillers, a venda de produtos e difusão do filme entre entusiastas de ficção científica e histórias em quadrinhos, alavancou o filme e filas imensas se formaram no dia de estréia. Nas primeiras semanas Star Wars já batia todos os recordes de bilheteria tornando-se um estrondoso sucesso de público e de crítica.

    O filme foi indicado a diversos Oscars, ganhando sete bonequinhos de ouro. Com tanto dinheiro no bolso, Lucas investe nas sequências e em empresas como a Pixar.


    Star Wars foi um filme revolucionário no cinema e Lucas ficou conhecido como o maior diretor independente do mundo, não precisava do apoio de executivos de grandes empresas, pois já tinha dinheiro suficiente e sua nova empresa a LucasFilms.
    Mas nem tudo foi sucesso. O único ator que não acabou sua carreira com o filme foi Harrison Ford que conuistou mais espaço nas telas em filmes como Indiana Jones, Mark Hamill não se deu tão bem e anda fazendo pontas de dublagens e até aparições em séries como Chuck, o resto do elenco nem se fala.


    Mais de 15 anos depois George Lucas voltou com Star Wars, dizendo que elefez os filmes 4,5 e 6 primeiro porque não havia efeitos especiais suficientes, e que agora queria mostrar o que tinha planejado, a infância de Darth Vader... Todo mundo sabe que isso é papo pra boi dormir e que ele só queria mais e mais dinheiro.




    Além dos cinemas, Lucas achou outras formas de lucrar: Games, quadrinhos, livros, etc. Todas as histórias que ocorrem fora da sexálogia de Star Wars se chama universo expandido. Posso citar algund personagens como: Starkiller nos games, um aprendiz de Darth Vader, sua história acontece entre os filmes 3 e 4; Cade Skywalker nos quadrinhos e livros, tataraneto de Luke, suas histórias acontecem 115 anos depois da sexalogia; Zayne também nos quadrinhos, cuja história acontece uns 1000 anos antes do espidódio 1, ainda na velha reública. E por aí vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!