terça-feira, 24 de maio de 2011

0

Documento Semanal #2:Dia da Toalha

Hoje é terça-feira, o mundo não acabou sábado e como prometido continuarei postando o documento semanal. O mais importante não é o que é hoje, mas o que é amanhã. Amanhã é o dia que saímos de nossas tocas com nossas toalhas para mostrarmos para o mundo quem somos de verdade, não é porque dia 25 de maio é o dia do sapateado, da costureira, do massagista, do trabalhador rural. É porque dia 25 de maio é o DIA DA TOALHA, o dia mais aguardado pelos nerds.
Confira como surgiu esta data e porque a toalha é tão importante na continuação do post:
O dia 25/05 foi escolhido como o dia da toalha ou do orgulho nerd para fazer uma homenagem ao autor Douglas Adams, escritor da triologia de cinco livros do Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs queriam achar um símbolo engraçado e que mostrasse a importância do autor, então decidiram usar a toalha como símbolo, pois Adams dedica uma página inteira à ela.

Isto é o que o Guia fala sobre a toalha:
A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth; Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você — estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
 Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dente, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.




Como minha mãe fala:”toalhas nunca são demais”.
Douglas Adams: O inexplicavelmente Nerd:
Douglas Adams; O grande gênio da literatura que misturou ficção cientifica e literatura cômica. Então agora vamos saber um pouco sobre esse grande patrono da  história que moveu gerações:
Douglas Noel  Adams (ou mais conhecido por Douglas Adams) Nasceu em
Cambridge,  no dia 11 de março de 1952 : ficou famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus (conhecido por aqui como Os malucos do circo), junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.: O Guia Do Mochileiro Das Galáxias ) que até hoje e sempre será uma das maiores obras para os nerds.
Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'. O biólogo Richar Dawkins dedicou-lhe seu livro The God Delusion e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta. Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre e-mail e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluía ambiente e tecnologia.


Douglas Adams Morreu em 11 de maio De 2001 por uma parada cardíaca Ele tinha 49 anos.

O Guia do Mochileiro das Galáxias começou como uma série radiofônica no Reino Unido, depois virou uma série de cinco livros que ironizavam o nosso mundo, desde a política até a mania das pessoas. Antes de sua morte Douglas Adams começou um livro, inacabado, que não se sabe se faria parte da série.
Com certeza, os motivos para esta série fazer tanto sucesso são o jeito que Adams fala direto com o leitor e o jeito que nos identificamos com os personagens.

Deixando um pouco a toalha de lado, amanhã também é o dia do orgulho nerd, pois  também amanhã Dia 25 de maio de 2011 faz 34 anos que George Lucas lançou o Primeiro Filme da grande saga de Star Wars , Star Wars A New hope (uma nova esperança ) foi um marco nos filmes De ficção cientifica, é um filme com efeitos visuais que na época do seu lançamento era quase impossível ser feito mas , o grande George Lucas fez algo Impressionantemente magnífico , star wars moveu gerações e move até hoje; pois todo o Nerd  que se preze deve olhar Star Wars.
Misturando tudo amanhã é o nosso dia e quando o dia foi escolhido também foram criados alguns direitos para nós nerds, confira:
Direitos:
1.       O direito de ser nerd.
2.       O direito de não ter que sair de casa.
3.       O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
4.       O direito de se associar com outros nerds.
5.       O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
6.       O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
7.       O direito de não ter que estar "na moda".
8.       O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
9.       O direito de expressar sua nerdice.
10.   O direito de dominar o mundo.
Deveres:
1.       Ser nerd, não importa o quê.
2.       Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
3.       Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
4.       Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
5.       Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
6.       Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo.
7.       Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
8.       Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
9.       Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
10.   Tentar conquistar o mundo.     
Bem não tenho mais o que falar sobre essa grande obra, falei pouco, mas ela se explica por si só. Amanhã sairemos de casa e não se esqueceremos de nossa toalha.

Agradecimentos ao meu amigo Bruno por ter me ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!