quarta-feira, 12 de outubro de 2011

0

Documento Semanal #14: Os Desenhos Animados


   Como semana passada não deu para fazer o DS, hoje, no feriado, irei compensar este fato. E, neste feriado, por que não falar de desenhos animados? O ser humano já expressa o gosto por desenhos desde a pré história, fazendo pinturas nas paredes. Esta arte foi se aprimorando através dos séculos, até que em 28 de Outubro de 1892, o francês Émile Reynaud criou o praxinoscópio que reproduzia na parede imagens de fitas.

    O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet , projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris. Já o primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol de 1917, do Argentino Quirino Cristiani, e não Branca de Neve e os Sete Anões.
Fantasmagorie



   O primeiro longa com som foi Steamboat Willie, etrelado por ninguém menos que Mickey Mouse, que teve a voz do próprio Walt Disney. Por conta do sucesso o pobre camundongo trabalha até hoje. Nesta mesma década surgiu o Gato Félix, sem cor e sem som, mas revolucionou o mundo sendo o personagem da primeira transmissão de televisão do mundo.


    Na década de 30 apareceu Betty Boop, uma garotinha com cara de santinha, mas que usava roupas desadequadas, mostrando a faixa etária do desenho. Mesmo sem cores, mas com som, o desenho era o maior sucesso da época, até que o regime anticomunista resolveu mecher nela. Bety ganhou roupas "comportadas" e se tornou uma esposa fiel e obediente ao marido. O sucesso acabou em 1939.


    Em 1932 Walt Disney inova de novo. Consegue produzir, em parceria com a Technicolor, um filme colorido e com som, ganhando o Oscar daquele ano. Seu nome era Flowers and Trees.
Flowers and Trees

    Com o sucesso da Disney, outras empresas surgiram, como a Warner, que copiava e melhorava os trabalhos de sua concorrente, mas estes desenhos nunca deram certo. No ínicio da década de 40 resolveu fazer seu própri trabalho, apelando para a insanidade e a loucura dos personagens, foi aí que surgiu Pernalonga, Patolino e Cia. Depois de um tempo começou-se a adicionar alguns personagens, como Tom e Jerry.


    Os desenhor animados eram exibidos no cinema até então. Mas foi em 1949 que William Hanna e Joseph Barbera uniram suas forças para levar esta arte até a televisão, com desenhos como Os Flinstones, Zé Colméia, Manda Chuva, Os Jetsons, Pica-Pau e outros.

    Até a década de 80, em desenhos como Pica-Pau, Papaléguas, Piu-Piu, etc, eles seguiam a mesma ideia: Um caçador que sempre se dava mal. Isto mudou na criação de desenhos no estilo Transformers, Caverna do Dragão e He Man, que eram fantasiosos, havia uma longa história, lutas entre bem e o mal, magia e uma lição de moral ao final do episódio.

   No inicio dos anos 90, os desenhos se tornaram cômicos e com piadas sofisticadas. Para fazer este trabalho a Warner contratou Steven Spilberg para comanda desenhos como Pink e Cérebro. Por volta desta época também surgiram desnhos aldutos e de linguagem pesada como South Park e Os Simpsons (Para saber mais sobre Os Simpsons clique aqui).

   Também nesta época o ocidente estava sendo invadido por animês (Gosh!!) como Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco.

    No final dos anos 90 surgiu, o que na minha opinião é um dos melhores, o desenho Bob Esponja, que não era nada mais do que uma esponja amarela vinvendo no fundo do mar, mas continha sempre uma história divertida e inteligente (Uma curiosidade: Em 2004 o animador do desenho, Tim Hill, disse que o esponjoso era gay, por isso não arrumava namorada. Mas seu criador, Stephen Hillenburg nega. Eu acho que ele não arruma namorada porque é nerd mesmo, igual eu).

Algumas coisas malucas nos desenhos animados:
Os Smurfs eram comunistas: Na vila dos Smurfs não há classe social, não há religião, não há dinheiro, todos são iguais e o inimigo só pensa em riqueza.

Não ouve um último episódio de A Caverna do Dragão: Isto é verdade. A série andava mal das pernas na 3ª temporada e o produtor Karl Geurs pediu para fazer um episódio que se parecesse com o fim, mas que deixaria muitas perguntas e seriam respondidas na 4ª temporada. Mas o plano não foi concluído e o desenho cancelado.
No mesmo desenho havia outras teorias, como que o Mestre dos Magos também era o Vingador, pois em um RPG o mestre é tanto o vilão como o mocinho. Outra teoria malucaé que na verdade os guris haviam morrido e estavam no inferno e todo o desenho era apenas o sonho deles.

Salsicha e Scooby eram maconheiros: Esta história até tem algumas bases concretas, como por exemplo: Eles são sempre os primeiros a verem os monstros, não seriam alucinações? Eles estão sempre rindo, mesmo nos momentos de terror. Além disso estão sempre com medo e fome, uns dos sintomas da erva.


Fontes: Wikipedia, Blog a história do desenho animado e revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!