quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

0

Documento Semanal #18: Homem-Aranha


   Cabeça de teia, Teioso, Amigão da vizinhança, ou mesmo Aranha. Todos esses nomes podem definir o Homem-Aranha e todo mundo chece eles, mas ninguém conhece a verdadeira história por traz de Peter Parker. Continue lendo e descubra.

    Em meados dos anos 1960 todos os super-heróis seguiam o mesmo padrão: pessoas ricas super treinadas ou heróis com poderes destruidores, sem família e que não queriam nada em troca de seu dinheiro. Mas Stan Lee e Steve Ditko apareceram e criaram um herói muito diferente dos outros. Peter Parker usava seus poderes para ganhar dinheiro, tirando fotos dele mesmo, e queria muita fama. Mas o dinheiro não era para ele comprar carros e mansões, era para ajudar sua tia . Isso tudo o tornou o herói mais humano dos quadrinhos, conquistando espaço no mercado.

     Stan Lee havia criado o Homem-Aranha alguns anos antes de sua primeira aparição, mas o seu chefe e editor da Marvel achou a ideia de um nerd magricela e sem dinheiro conseguir poderes e enfrentar o mal. Quando o editor foi embora, o seu substituto aprovou a ideia.

     As histórias envolvendo Peter Parker mudam sempre, mas há sempre a base de que ele foi morar com os tios e foi picado por uma aranha. A primeira versão conta que Peter foi morar com os tios porque seus pais eram super espiões da CIA e nunca mais voltaram depois da última missão. Ele era um gênio na escola e não se dava bem com as garotas. Quando foi apresentar seu trabalho sobre radiação, ele foi picado por uma aranha e ganhou seus poderes. No começo, Peter só quer ganhar dinheiro e não faz nada para parar um ladrão, que acabou matando seu tio.


   Com algum dinheiro guardado ele tem uma idea incrível e cria um lançador de teia. O equipamento lança um fluido, que em contato com o ar se solidifica e fica muito resistente. Ninguém sabe do que é feito o fluido, apenas que tem nylon nele.

     Na segunda versão, seus pais são mortos por um assassino desconhecido e Peter jurou vingança à ele. Ele vai morar com seus tios. Durante um passeio por um laboratório Peter se perde do caminho e acaba entrando em uma sala secreta, onde há uma aranha radioativa. No fim das contas a aranha escapa e pica ele.
O Aranha, depois de treinar com ladrões comuns, enfrenta o assassino de seus pais e mata ele.

     Na versão ultimate ou Marvel Millenium, Peter vai morar com seues tios sem saber de nada da morte de seus pais. Ele vai até um museu com sua escola e uma aranha geneticamente alterada pica ele.
     Nesta versão as teias são orgânicas e saem pelo seu pulso (que a gente saiba).

 
     Paixões e Romances:
Gwen
     Peter Parker sempre foi um nerd desastrado. Isto é verdade. Mas dizer que ele não se deu bem com mulheres é um pouco equivocado. Seu primeiro romance foi com a secretátia de J.J.J. Betty Brant, mas o grande amor de sua vida foi Gwen Stacy. Seu namoro com ela durou muito tempo e eles iriam se cassar, se não fosse o Duende Verde matar ela (malditos duendes, mal posso ver seus movimentos). A maioria dos fãs não gostam da triologia no cinema, pois quem toma o coração de Peter é Mary Jane.
      Mas Mary Jane não ficou de fora dos quadrinhos, pois Peter se casa com ela, anos depois da morte de Gwen.

     Inimigos:
   O Homem-Aranha tem muitos inimigos, entre eles gênios, loucos e assassinos.Até o Justiceiro quer a cabeça dele.

     Duende Verde: Um dos primeiros vilões dos quadrinhos do Homem-Aranha. Seu filho é  Harry Osborn e ele é colega de Peter na escola. De vez em quando Norman Osborn, sua verdadeira identidade, tem momentos de insanidade e tenta matar o Amigão da Vizinhança. Ele descobriu que o Homem-Aranha era Peter Parker, mas quando está em sua forma normal, Norman se esquece disso.


      Doutor Octopos: Octavius era um brilhante físico nuclear, mas um dos seus experimentos envolvendo oito mãos robóticas deu errado e elas se prederam no doutor. Com o poder de controlar essas oito garras com a mente ele dá muita dor de cabeça ao Aranha. 
       Em uma história, Octopus descobre a identidade do Homem-Aranha, mas ninguém acredita que aquele magricela seria um herói.


      Venom: Ele é o resultado da mistura de uma simbiose alienígena com o jornalista Eddie Brock. O motivo do ódio "deles" por Peter é que em uma notícia no jornal, Eddie publica uma história de assassinato envolvendo um assassino fictício, o Aranha descobre o verdadeiro assassino e Eddie é ridicularizado pelas pessoas. 
       Peter usou a Simbiose por um tempo, como seu uniforme, mas ela fazia Parker pensar de um jeito maléfico, até que ele se deu conta disso e retirou a Simbiose do corpo.


       Rei do Crime: Ele o mais poderoso chefão do crime do Universo Marvel e apareceu também em histórias do Demolidor e do Justiceiro. Seu verdadeiro nome é Wilson e ele foi ridicularizado desde criança, por causa do seu peso. Depois de muito ódio guardado ele começa a ir para o outro lado da força e cria, aos poucous um grande império, ou melhor, um grande reino.


Peter e seus clones:

    Na época em que o amor da vida de Peter era Gwen, eles estavam fazendo um trabalho de biologia, até que seu professor (Warren ) pede para tirar o sangue de Peter e dele faz vários clones. Estes clones ainda estão por aí e, geralmente, são usados para explicar certas coisas inexplicadas nas histórias, como se fosse um Deus Ex Machinna.

     Em uma história do Aranha, o professor Warren fica muito bravo com ele, pois acha que o Homem-Aranha, foi o responsável pela morte de Gwen, então manda um dos clones atacar Peter. Neste momento não sabíamos que era quem. O Aranha vencedor colocou o outro em uma chaminé e foi para a casa da tia May. Chegando lá ele vê Mary Jane e se apaixona por ela, a partir daí vemos que era Peter, pois os clones não tinham sentimentos.
     
     O clone derrotado volta após cinco anos fora, com o nome de Ben Reilly,ele volta fingindo ser um médico para ver a saúde de tia May que estava muito mal. Além disso ele também foi batizado como Aranha-Escarlate e começou a complicar a vida do Homem-Aranha.
      Depois de um tempo eles voltaram a se enfrentar e aconteceu outra confusão. Ninguém na cidade sabia quem era o verdadeiro Homem-Aranha e então um doutor fez o teste de DNA e concluiu que Ben era Peter. Todos acreditaram no médico, até Mary Jane que estava esperando um filho de Peter, que sai da cidade.
      Algum tempo depois, Peter volta e tem a ajuda de seua inimigo: Dunde Verde, que conta a todos a verdade e que o exame de DNA foi forjado por Dr. Trainer, um ex-trabalhador de Norman Osborn. 
  
Outras realidades:

Universo Ultimate: Neste universo, Peter ainda cursa o colegial. Ele foi picado por uma aranha geneticamente alterada pelas empresas Osborn. Ele se transforma no Homem-Aranha depois da morte de seu tio. Mary Jane sabe a identidade dele. Neste universo ele namorou Lince Negra, dos X-Men.



2099: O Homem-Aranha foge do apocalipse em sua dimensão e vai para outra, entrando nos Exilados, um grupo de super-heróis que tiveram o mesmo problema que ele, mas agora lutam em diversas realidasdes, para manter a ordem no multiverso.


Dinastia M: Todos conhecem a identidade do Aranha e ele é um dos heróis mais famosos do mundo, tendo J.J.J. como seu funcionário. Nesta realidade os heróis tratam as pessoas como seres menos desenvolvidos. 


1602: Como o nome já diz, ela se passa nesta época. Peter é o pajem de Sir Nicholas Furi, o chefe de espionagem da rainha. Todos os principais personagens da Marvel aparecem na série.  Doutor Estranho é o médico da rainha, o Demolidor é um menestrel cego, que entoa canções sobre o Quarteto Fantástico, um grupo de navegadores que adquiriu poderes especiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!