quarta-feira, 26 de outubro de 2011

0

Documento Semanal #15: Batman


    Outra quarta e por que não um Documento Semanal também? Eu já fiz DSs sobre heróis como Lanterna Verde e X-Men, e o DS de hoje também fala sobre um herói, mas diferente dos outros, ele não tem superpoderes, mas habilidades e apetrechos que salvam sua vida.
   
    O personagem foi criado em 1932, mas teve sua primeira aparição em 1939 na revista Action Comics. Na verdade quando foi co-criado por Bob Kane, Batman se chamava Birdman, mas seu ajudante Bill Finger não gostou do nome e decidiram chamar de Batman (que curiosamente é o nome de uma provincia na Turquia e ameaça processar a DC pelo uso do nome).

    Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras e  foi Finger quem deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado.
Bob Kane

   
    Mesmo tendo um papel fundamental na história do Batman, Bill Finger não é reconhecido como criador dele, quem recebe todos os créditos é Bob Kane, que pediu para a National colocar em todas as revistas "Batman criado por Bob Kane", em troca de favores. Mesmo depois de ter saído da DC Kane ainda ganhava crédito nas revistas, com os desenhos levando sua assinatura.

   Mas, existe uma outra teoria que eu acredito mais. Como eu coloquei ali em cima, ele foi criado por Frank Foster em 1932, apenas em desenhos.


   No começo de suas histórias, Batman era violento e sanguinário. Usava uma pistola e matava os bandidos. Alguns piscicólogos diziam que ele promovia a violência e deixava os jovens daquela época brutais e malignos. A National Publications, sua editora, decidiu colocar um parceiro jovem e amigável ao lado de Batman, que também mudou de personalidade, passando a detestar armas. Robin foi um sucesso, todos estavam adorando, até outro piscicólogo chegar e dizer que os dois estavam promovendo a pedofilía e a homosexualidade.

    As suas revistas faziam tanto sucesso que seus criadores resolveram fazer sua própria editora, baseada no nome da revista, Detetive Comics, foi aí que nasceu a DC comics.

    Agora falemos do personagem. Alguns historiadores dividiram as histórias dos quadrinhos em três:  A Era de Ouro, que vai desde a sua criação até os anos 50; a Era de Prata que vai dos anos 50 aos 70 e a Época Atual.

A Era de Ouro: (Da sua criação até os anos 50)

    Nesta era as histórias contam que Bruce Wayne nasceu em 1910, filho do Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha. Bruce viveu feliz na mansão Wayne até os seus oito anos, quando o ladrão Joe Chill matou seus pais. Depois disso ele foi criado por seu tio Philyp.

    Bruce Wayne jurou vingar-se. Treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, bem como habilidades teatrais como disfarces, fugas e ventriloquia. Pensando nos criminosos como seres supersticiosos e covardes, Bruce Wayne pensou que seu disfarce deveria assustá-los, meter-lhes muito medo. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman.

   No começo a polícia não aceitava o herói, mas sua amizade com o comissário Gordon mudou o jeito deles pensarem.

    Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem  assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick virou Robin. Neste ano Batman ajuda a fundar a Sociedade da Justiça da América.
Graysons Voadores

   No início do Multiverso DC, as pessoas souberam que este Batman vivia na Terra 2 e se casou com a Mulher-Gato em 1950. As atividades do herói diminuiram e ele só resolvia casos especias.
   Este Batman morreu em confronto com o feiticeiro Bill Jensen em 1979.

Era de Prata: (entre os anos 50 e 70)
Nesta época Batman começava a usar a roupa preta.

    Assim como o Batman da Era de Ouro, o Batman da Era de Prata foi criado por seus pais até os oito anos, quando testemunhou o assassinato deles por Joe Chill, sendo então criado por seu mordomo Alfred (em vez de ser criado pelo seu tio). Bruce jurou vingar-se de todos os criminosos, dedicando sua vida a um treinamento rigoroso.
Alfred

   Bruce foi treinado por um policial de gothan, Harvey Harris. No começo de seu treinamento Bruce e seu mestre foram para Smalville, onde conheceram o Superboy e trabalhou com ele por um tempo.

Lew Moxon
   Wayne iria virar um policial, mas viu que esse cargo não era para ele. Como na Era de Ouro ele vê um morcego entrando pela sua janela e decide fazer um uniforme e se chamr Batman. Algum tempo depois de começar sua carreira como combatente do crime, Bruce adotou um órfão chamado Dick Grayson, cujos pais haviam sido mortos pelo gângster Boss Zucco, e o treinou como seu parceiro, Robin.

   Em 56 Bruce descobre que o assassinato de seus pais foi encomendado por Lew Moxon e decide se vingar. Vai à uma festa fantasiado de morcego e deixa Moxon roxo. Moxon contratou Joe Chill para arrumar um assalto que resultasse na morte dos Wayne. Batman encontrou-se com Moxon vestindo a fantasia de seu pai (pois o seu uniforme havia sido rasgado em combate) e Moxon, reconhecendo a roupa, atravessou a rua fora da faixa de pedestres e sem olhar pros lados, assustado, e acabou atropelado por um caminhão, morrendo.

    Esta era foi marcada pelas histórias sombrias, onde o Morcegão enfrentava inimigos violentos, como o Coringa.

Época Atual: (dos anos 70 até hoje)

    Jason Todd não era filho de circenses, e sim de uma doutora e de um capanga da máfia.Foi recrutado pelo Batman ao mostrar atitude, tentando roubar os pneus do Batmóvel.

    Logo seria treinado para suceder Robin, mas era instável demais, inconsequente e acabou morrendo nas mãos do Coringa. Porém, durante a saga Crise Infinita (2007), devido a uma reviravolta no tempo, Jason Todd acabou voltando à vida. De longe foi o menos aceito dos três parceiros do Cavaleiro das Trevas. Jason Todd foi morto pelo Coringa no capítulo "Morte em Família" de 1988 (versão brasileira) onde Batman priva Jason de lutar contra o crime como Robin. Tudo porque Todd investe numa fúria incontrolável contra os criminosos. Jason acaba fugindo de Bruce numa tentativa de encontrar sua verdadeira mãe. Tudo isso acaba quando Jason encontra sua mãe e descobre seu envolvimento com o Coringa. na sequência, sua mãe arma uma arapuca para Jason após a revelação de que ele era o próprio Robin, e entrega o menino prodígio ao palhaço do crime. Que resulta na morte de Jason e sua mãe já traída.


    Esta época, nas histórias do morcego, é marcada pelo realismo e tem mais foco nas investigações.

Habilidades:
   Como é um ser-humano sem poderes, Batman leva todos os tipos de ferimentos para casa, mas logo é tratado por Alfred. Para que isso não aconteça muitas vezes, o Cruzado de Capa conta com vários equipamentos no seu batcinto, como bombas de fumaça, cordas de vários metros, batrangues, dardos soníferos e até kryptonita. Mas também conta com suas habilidades de luta, pois treinou muitos anos.
Além disso Bruce tem veículos como o Batmóvel, a Bat-asa, o Batbarco e por aí vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!