quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1

Documento Semanal #13: Os Simpsons

 
   Enquanto Bruno não posta mais nada eu continuo ativo. E, deixando o lado pessoal de lado, hoje, no Documento Semanal, irei falar sobre os carinhas amarelos mais famosos do mundo, os Simpsons. Estreiado em 17 de dezembro de 1989 o desenho revolucionou a TV, exibindo críticas com humor e uma comedia diferente de todos os outros desenhos.

O Começo:
 
   A familia composta por Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Marie Simpson e Margareth "Maggie" Simpson foi criada por Matt Groening que havia sido chamado para lançar uma série de curtas animados, e tinha a intenção de apresentar como a sua vida na série. Ele apressadamente esboçou sua versão de uma família disfuncional, e inpirou os personagens em sua própria família.
   No começo Os Simpsons apareceram em curtas na TV, com desenhos mal feitos e vozes mal dubladas.

   Em 1989 a Fox decidiu transformar os Simpsons em uma série de incrível trinta minutos de duração, mas a apresentação foi tão ruim que a podrução teve que refazer 70% do episódio.


Personagens:

Homer Jay Simpson - o pai da família. "Trabalha" como inspetor de segurança na Usina/Central Nuclear de Springfield. Adora cerveja Duff e donuts. É um alienado, patético, sem muita finalidade na vida e um completo energúmeno (no sentido de ser um retardado). Mundialmente consagrado pelo seu grunhido "D'oh!" que não possui um significado real.

Bartholomew "Bart" Simpson - o filho mais velho, com 10 anos, um arruaceiro que adora andar de skate e usar fisgae adora fazer apostas com seu pai. Dá-se habitualmente mal na escola. Tem como um dos seus maiores passatempos fazer telefonemas (ao fim ao cabo, brincadeiras de mau gosto) para o bar do Moe, e é alérgico a camarão. Inicialmente é o personagem principal da série, mas recentemente, seu lugar fora tomado por seu pai, Homer. Morre acidentalmente ao cair num posso de acido borbulhante.

Marjorie "Marge" Bouvier Simpson - a mãe da família, uma típica dona-de-casa, preocupada com os filhos e com o marido que sempre lhe causam problemas.

Elizabeth "Lisa" Marie Simpson - a filha do meio, é intelectual e vegetariana, toca saxofone e adora jazz. É adepta do budismo em oposição ao resto da família, que segue o cristianismo (Homer e Bart são católicos e Marge e Maggie são protestantes). Diferencia-se dos outros Simpsons, principalmente de Bart e Homer, por ser politicamente correta, inteligente, intelectual e com forte senso de justiça. Nos simpsons adultos vira uma bibliotecaria que não se comforma com a morte de seu irmão.

Margaret "Maggie" Simpson - a filha mais nova, de apenas um ano. Apenas fica com a sua chupeta, porém assume papel decisivo em alguns episódios como em "Quem Matou o Sr. Burns". Já na versão os simpsons adultos do desenho assume um papel importante e com ja com 10 anos e sempre protegida pelo irmão mais velho bart que morre acidentalmente ao cair num poço de ácido borbulhante desde isso Maggie comeca a cer igual sua irmã Lisa.

Abraham "Abe" Simpson - o avô, pai de Homer. Veterano da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, vive hoje no Castelo de Reformados de Springfield. Normalmente é desprezado e maltratado pelo filho Homer Simpson (por ter sido mau com Homer na infância).

Nedward "Ned" Flanders -  é o vizinho dos Simpsons é um típico devoto religioso fervoroso que nunca deixa de ir à igreja aos domingos. Viúvo e pai de dois filhos, Ned é constantemente hostilizado, ridicularizado, enganado e explorado por Homer. Nas últimas temporadas torna-se viúvo, muitas vezes assumindo o papel de pai super-protector. Alguns episódios exploram esse facto, como um episódio em que namora uma pop-star e acaba sendo assediado por toda Springfield por causa disso.

Milhouse Van Houten - é o melhor amigo de Bart. Usa óculos e anda de bicicleta com Bart. Luanne e Kirk brigam,se separam e voltam a estar casados,para o azar de Milhouse eles se perdem no mar mas para sua sorte seus pais voltam com vida.

Existem muuuuuuuuuuuuuitos outros personagens, mas não da para citar todos.
As Polêmicas: 

   O show foi polêmica desde o seu início. O personagem principal rebelde na época, Bart, frequentemente não recebeu punição por seu mau comportamento, o que levou alguns pais e os conservadores a caracterizá-lo como um modelo para as crianças pobres. Várias escolas públicas dos EUA proibiram as crianças de assistirem e comprarem produtos de The Simpsons. Apesar da proibição, a mercadoria Simpsons vendeu bem e gerou EUA US$2 bilhões em receitas durante os primeiros 14 meses de vendas.

 
Homer e George Bush em luta corporal
   Além de divertir muitas pessoas a série fez também  muitos inimigos, incluindo a família Bush, na qual Barbara, filha de George W. disse que os Simpsons era a coisa mais idiota que tinha visto. Além disso, em um discurso, George W. Bush falou a seguinte frase: "Nós vamos continuar tentando fortalecer a família americana, para tornar as famílias americanas muito mais como os Waltons e muito menos como os Simpsons". Na temporada depois deste discurso, a família Simpson fez uma resposta ao discurso e Bart disse:  "Hey, nós somos como os Waltons. Estamos orando por um fim à Grande Depressão, também."

   Durante a quarta temporada no episódio "A Streetcar Named Marge" foi produzido um musical. O musical dentro do episódio contém uma música polêmica sobre New Orleans, que descreve a cidade como um "lar de piratas, bêbados e prostitutas", entre outras coisas. Antes da estréia da quarta temporada, os produtores enviaram os dois episódios aos críticos:"Kamp Krusty" e "A Streetcar Named Marge". Um crítico de New Orleans tinha visto "A Streetcar Named Marge" e publicado a letra da canção em seu jornal antes que o episódio ir ao ar. Muitos leitores tomaram as letras fora de contexto, e da filial da Fox em New Orleans, WNOL, recebeu cerca de cem reclamações no dia do episódio antes mesmo de ir ao ar. Várias estações de rádio locais também realizaram protestos no ar, em resposta à canção.

   Em 2002, o episódio "Blame It on Lisa", retratava de modo ofensivo o Rio de Janeiro. O povo brasileiro, ameaçou processar os produtores. As palavras exatas da diretoria foram "O que realmente feriu foi a idéia dos macacos, a imagem que o Rio de Janeiro era uma selva ... É uma imagem completamente irreal da cidade" . Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso achou que fosse "uma visão distorcida da realidade brasileira". O Rio de Janeiro tinha apenas gastado milhões promovendo a cidade internacionalmente. Sua reputação já estava danificada por causa de um surto de dengue, alguns anos antes. Os produtores se desculparam e a questão não ia ir mais longe. No entanto, foi notícia internacional por um tempo.

Curiosidades:
  • Há 121 Springfields nos EUA;
  • Homer já teve 46 profissões;
  •  Morreram 31 pessoas na série. A morte mais espetacular foi de Maude Flanders, que despencou da arquibancada de um estádio na 11ª temporada. Ela morreu porque a atriz Maggie Roswell, que fazia a voz da personagem, queria mais dinheiro para continuar a dublagem. Maggie foi para o olho da rua.
  • David Silverman, durante uma entrevista em 1998 revelou que  os personagens são amarelos porque Gyorgi Peluci, o colorizador da série deixou os Simpsons amarelos porque Bart, Lisa e Maggie não tinhas uma linha que separasse o cabelo da testa. Se a cor da pele fosse mais realista, ia ficar parecendo que a testa deles tinha sido serrada. 
  •  Homer tem 9 sonhos que são:
  •  Ser empresário de uma linda cantora country.
    • Viver no mato e fazer um livro contando sua história.
    • Ser um condutor de monotrilho.
    • Entrar num campo de baseball durante o jogo.
    • Trabalhar em um boliche.
    • Comer o maior sanduíche do mundo.
    • Aparecer no Gong Show.
    • Comprar o Dallas Cowboys.
    • Ser um negociador de blackjack. 
  • O barulho da chupeta de Maggie foi feita por Matt Groening. 
   Os simpsons podem ser odiados por uns, mas são amados por muiiiiita gente, e é isso que vale. Ele pode não ser um desenho indicado para crianças, mas é diversão garantida para todo mundo. Isto é Os Simpsons.


   E o Bruno diz que posta, mas não posta nada. 
 

Um comentário:

Comentar não cai o dedo!