terça-feira, 6 de setembro de 2011

1

Documento Semanal #12: A história do Linux:


    Quarta-feira de novo e outro DS saindo do forno e contando a história do sistema operacional do pinguinsinho, o Linux. O único sistema operacional totalmente livre e que pode ser usado e abusado de qualquer forma. Amado por alguns e odiado por outros. O Linux está crescendo cada vez mais e cada vez mais está ganhando espaço nos computadores e notebooks de muita gente por aí. Se você quiser conferir a história do Linux clique em continuar lendo:



O criador: Linus Torvalds
Linus

No verão de 1980 o avô de Linus havia comprado um computador e pediu para seu neto lhe ajudar a utiliza-lo. Foi amor a primeira vista. Linus passou o verão inteiro sem sair de casa desenvolvendo o que restava do núcleo do computador.
Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System. Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC. Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.
  80386  
Em 1991, com 21 anos, 5 já de experiência programando (em C), Linus tinha contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e queria rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386. Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.

A história do software
Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix. Curiosamente  o nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível. (Linus tinha-o batizado como "Freax", inicialmente).
Kernel 

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença de software que proibia qualquer uso comercial. Isso foi mudado de imediato para a GNU General Public License. Essa licença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas do código fonte.

Distribuições Linux
Distribuições Linux são sistemas operacionais com núcleo Linux. São sistemas muito diferentes e quase sem nenhuma ligação, pois como o linux tem o código aberto, surgem diversos OS baseados no pinguinsinho. Como exemplo de distribuições Linux estão:
Debian: 

http://www.debian.org/

Ubuntu:
Ah Ubuntu! Meu sistema operacional baseado em Linux favorito!
 http://www.ubuntu-br.org/

Fedora: 
http://fedoraproject.org/pt/

Mandriva :
http://www.mandriva.com/br/ 

Coisas que você não imaginava que usavam Linux

Grandes servidores
 

Serviços que você utiliza todos os dias, como Google e Facebook têm Linux rodando em seus servidores para armazenar muito conteúdo. Todos os serviços de web da Google, como Docs, Agenda e Calendário, ficam hospedados em máquinas com o sistema operacional do pinguim. 

Sistemas de controle de tráfego aéreo


Para que as pessoas viajem em segurança de uma parte a outra do mundo, há a necessidade de controle de tráfego aéreo. A maioria das máquinas operadas pelos controladores de voo usa Linux para garantir que o avião que carrega você de um ponto a outro decole e pouse em segurança.
Android











O Android é o sistema operacional desenvolvido pela Google para dispositivos portáteis. Ele é um dos mais usados do gênero e cada vez mais novos aparelhos de grandes fabricantes são lançados com ele instalado. Pois se você ainda não sabia, agora é a hora: Android é desenvolvido tendo como base o Linux. 

Acelerador de partícula

A Cern, Organização Europeia para a Investigação Nuclear, maior laboratório de física de partículas do mundo e referência global no assunto, faz uso do sistema em suas pesquisas relacionadas a partículas de energia. O famoso acelerador de partículas do laboratório funciona com Linux. 


Submarinos nucleares


A Lockheed Martin, maior produtora de produtos aeroespaciais para fins militares do mundo, apresentou, em 2004, a linha de submarinos nucleares BAEs Astute-class. O sistema central dessas máquinas subaquáticas possui a distribuição de Linux Red Hat instalada. 




Os 20 anos de Linux
Este ano o Linux completa 20 aninhos e você deve ter conferido aqui no blog o vídeo feito em homenagem a esta data. Se você não viu, vale a pena ver:


 Este foi um peuqeno resumo da história deste revolucionário sistema. Se você ainda não testou ele, seja Ubuntu, Mandriva ou Fedora, tá esperando o que? Os CDs são distribuídos de graça e você também pode baixar pelo site de sua respectiva distribuição. Antes de instalar você pode apenas testar e tirar suas próprias conclusões. Venha para esse mundo...Livre!

 

Um comentário:

  1. Grande postagem e resumo da história desse fantástico OS, meu amigo. Eu mesmo sou usuário e tenho em duas máquinas em casa, uma com Ubuntu, outra com Mint.

    Parabéns, e obrigado por compartilhar. :)

    ResponderExcluir

Comentar não cai o dedo!