quarta-feira, 15 de junho de 2011

0

Documento Semanal #5: A luz do Lanterna Verde:


Olá pessoas, hoje é terça-feira, e hoje tem documento semanal novinho e saindo do forno. Hoje falarei sobre a história de cada lanterna verde da terra ,  da tropa dos lanternas verdes, você saberá quem são esses tiras espaciais e também porque estes heróis estão ganhando tanto espaço na midia. Confira na continuação do post:



   O Ínicio de tudo: Alan Scott.

    A primeira aparição do lanterna verde Alan Scott ocorreu na edição 16 de All-American Comics, em 1940. Na história um meteoro verde caiu na China à milênios atrás e foi encontrado por um ferreiro que fez uma lâmpada a partir dele. Ao longo dos séculos o objeto passou de mão em mão, fazendo heróis em diversas partes, até chegar ao interno de um manicômio, que a converteu em lanterna. Anos depois, um engenheiro chamado Allan scott, que segurava esta lanterna, sobreviveu a um acidente de trem. A lanterna obrigou  influenciou Scott a fabricar um anel a partir dela. O poder do anel era alimentado pela força de vontade de seu portador, deveria ser usado para combater o crime e era recarregado na lanterna a cada 24 horas. Os poderes era: capacidade de voar, atravessar paredes e criar objetos de energia sólida. Adivinha qual poder Alan mais usava? Claro. O de atravessar paredes. O portador do anel não podia ser atingido por nada, apenas por objetos de madeira e de cor amarela, não necessariamente nesta ordem.

   O maior dos Lanternas Verdes: Hal Jordan 

    Durante a década de 1980, o ungariano Abin Sur, Lanterna Verde do setor 2814, num embate mortal com seu inimigo Legião( existem relatos que essa briga era com paralax), veio parar moribundo na Terra. À beira da morte, ordenou que o anel procurasse pela Terra um homem valoroso que o sucedesse como o próximo Lanterna Verde do setor 2814. Os fachos de luz encontraram 2 homens: Hal Jordan e Guy Gardner. Como Abin Sur estava no limiar de sua vida e Jordan estava mais próximo, o anel capturou com um facho de luz o piloto de aeronaves (na época envolvido com uma ordem de prisão por alegação de estar dirigindo bêbado, tendo de cumprir pena de 3 meses de prisão posteriormente) o qual recebeu o anel de poder do Lanterna moribundo. Nesta época, tomou conhecimento da existência de Oa, da Tropa dos Lanternas e dos Guardiões e teve participação decisiva na derrota de Legião. Começou sendo treinado por Kilowog. Após um período de treinamento com Sinestro (Lanterna Verde do setor 1417 do Planeta Korugar, que posteriormente viria a debandar para o mal e perder o poder do anel), Hal já poderia agir como o 2º Lanterna Verde da Terra do séc. XX, mas o primeiro que realmente defendia todo o setor 2814.
   Jordan passou por muitas aventuras, mas umas das principais é quando sua cidade natal, Coast City, foi destruída, Hal foi impedido pelos guardiões de reconstruí-la, então ele enloqueceu e exterminou toda atropa, destruiu Oa ( planeta dos lanternas verdes), e virou o terrível Parallax. Mais tarde, foi revelado que Parallax era um ser que habitava o interior da bateria central de Oa e que se aproveitou do lanterna Hal Jordan. 
Um herói secundário: John Stuart

    O arquiteto John Stewart foi escolhido pelos guardiões do universo para ser o reserva de Hal Jordan, caso acontecesse algo com o mesmo. O que levou Stewart à esse cargo foi sua coragem e determinação, mas principalmente porque o reserva anterior, Guy Gardner, sofreu um acidente e ficou incapacitado de cumprir sua obrigação. A sua oportunidade para virar um Lanterna de verdade foi quando Hal estava axilado e um antigo inimigo da tropa, Krystayl, atacou a terra e John foi convocado para deter a terrível criatura com a ajuda do Arqueiro Verde.
Tempos depois, não mais como Lanterna Verde, fora líder do grupo de guerreiros DARKSTARS, criado pelos Controladores. Posteriormente, o grupo deixou de receber apoio dos criadores e seus trajes especiais perderam a energia concedida por eles. Passaram a lutar apenas com técnicas de batalha e tecnologia. Apenas alguns trajes ainda detinham energia de ataque e o de Stewart era um destes poucos. O grupo inteiro foi derrotado pelo vilão  Grayven, filho de Darkseid, o conquistador de mundos e senhor do planeta Apokolips:  Grayven já havia destruído 12 planetas e matado 19 membros do grupo. O grupo viajou até o planeta Rann, para auxiliar o herói local ADAM STRANGE na ofensiva. Quando a frota de Grayven chegou, o ataque foi devastador, matando diversos Darkstars, dentre eles, Kryssma, ex-Lanterna Verde e derrotou os restantes, quase matando Stewart. A vitória só foi conseguida com o auxílio do então Lanterna Verde  Kyle Rayner. Em decorrência deste ataque de Grayven em Rann, Stewart chega a ter uma parada respiratória e chega a ficar paraplégico como seqüela. Fora curado por Hal Jordan PARALLAX, quando o visitou no hospital, horas antes de sua morte em A NOITE FINAL.
 O esquentadinho: Guy Gardner


    O jogador de futebol Guy Gardner teve uma infância traumática, e durante um jogo de futebol, Guy se machuca e acaba destruindo o vestiário. Tentando acalmar seus nervos, Guy decidiu trabalhar como assistente social, e por ironia do destino ele teve de ajudar um cara que matou um homem, enquanto dirigia bêbado. O bêbado era Hal Jordan. O que ninguém sabia era que os dois foram selecionados por Abin Sur para se tornar lanterna verde, mas Hal estava mais perto.Alguns tempos depois Gardner decidiu virar professor de educação física.
Os Guardiões, contudo, não descartaram Gardner, mas estavam guardando para treiná-lo para ser o substituto de Jordan. Contudo, em uma viagem de ônibus com seus alunos, Gardner envolveu-se numa tragédia com terremoto e ficou gravemente ferido ao tentar salvar uma aluna da morte, quando o ônibus despencou da ponte e colidiu violentamente nele. Foi salvo de ser morto pela intervenção de Jordan, mas ficou hospitalizado em coma. Isto atrapalhou os planos dos Guardiões, que tiveram de começar a treinar outro humano para substituir Hal Jordan, que viria a ser  John Stewart.
Num determinado período, o anel de Hal Jordan começou a apresentar mal-funcionamento, e o mesmo teria de ir até Oa para solucionar este problema. Antes de viajar, foi conversar com Gardner, então já restabelecido, e oferecer a ele o cargo temporário de Lanterna, até que ele voltasse. Gardner aceitou e começou a atuar como Lanterna Verde. Porém um mal funcionamento, que na verdade era na bateria de recarregamento, foi detectado no momento em que Guy recarregava o anel e uma explosão lançou Guy para outra dimensão, a "Zona Fantasma" e o mesmo foi parar em QWARD, versão negativa de OA, onde lutou com  Sinestro, o Lanterna Verde renegado. Lá ele conseguia visualizar os acontecimentos na Terra e via que sua, até então, namorada, estava iniciando um romance com Jordan. Isto foi aumentando sua raiva e, para piorar,  Sinestro envenenava sua mente ainda mais, com as visualizações mencionadas.

Finalmente fora libertado da Zona Fantasma por Jordan, mas sofreria um choque mental que o fez entrar  em estado de catatonia por vários anos num hospital. Neste meio tempo, Hal Jordan desistira de ser Lanterna Verde e John Stewart tinha sido eleito como seu substituto e já estava atuando junto a outros heróis na chamada "Crise nas Infinitas Terras". Um grupo de Guardiões decidiu formar uma tropa especial de Lanternas Verdes para combater o avanço da anti-matéria de forma ofensiva e decidiu convocar Guy Gardner. Conseguiram curá-lo e trazê-lo até Oa para assumir oficialmente como Lanterna Verde. Contudo, no processo de restabelecimento, Gardner teve um desvio de caráter e tornou-se muito briguento, egoísta, agressivo e arrogante, tal qual um anti-herói. Sua 1ª missão fora a de recrutar guerreiros para compor este novo grupo de atacantes. Gardner escolheu convocar só vilões, dos piores que ele conhecia, quebrando com isto, diversas leis, tais como invasão de penitenciárias, seqüestro de prisioneiros, permissão de assassinato de guardas em serviço e até tentou ele mesmo assassinar Hal Jordan, após o mesmo desobedecer uma ordem sua de assassinar guerreiros Trovejantes.
O último lanterna humano:

   O desenhista Kyle Rayner estava na praia com sua namorada, quando viu um rastro verde no céu. Eles pensaram ser uma estrela cadente, mas era na verdade Hal Jordan com Parallax, voando direto para Oa.  Enquanto Jordan estava enlouquecido, os guardiões transferiram sua energia para Ganhet. Ele criou um anel invulnerável a cor amarela e tentou entregar a Guy, mas ele não quis. Ganhet encontrou Kyle em um beco e sem nenhuma explicação entregou o anel para ele.
Sem tempo para ser devidamente treinado, Kyle teve muitas dificuldades e diversas infelicidades na vida; fora derrotado pelo vilão "Mongul", sendo posteriormente auxiliado pelo Superman e sua 1ª namorada morta pelo vilão "Major Força". Neste período, recebeu em sua casa a visita de Alan Scott, que o auxiliou fazendo um resumo de toda a história dos Lanternas Verdes, e o deixando ciente de que já no início seria convocado para lutar contra o poder de Parallax.
                Os Tiras Espaciais:

    A tropa dos lanternas verdes foi criada a 3 bilhões de anos pelos guardiões do universo, uma raça que vivia em Maltus, mas se mudou para Ao, um planeta no centro do universo. Eles desenvolveram habilidades como telepatia, telecinésia e manipulação de energia. Enquanto isso, um cientista fez uma espécie de maquina do tempo. Revelando uma mão gigante envolvendo o cosmo a máquina explodiu e dividiu o universo em 2: o de matéria e o de anti-matéria. Com isso, os oanos decidiram conter todo o mal e começaram a fazer testes com lagartos, para torná-los heróis. 
Os lagartos se rebelaram e os oanos decidiram mudar o projeto e fizeram os caçadores cósmicos, que também se rebelaram. Os guardiões decidiram usar seres racionais para esta tarefa e dividiram o universo em 3600 setores. Para proteger cada setor foram convocados os seres mais honestos e com muita força de vontade. Os escolhidos receberam um anel e uma bateria para recarregar o anel a cada 24 horas .
Os anéis tinham o poder de fazer o usuário voar, criar campos de força, criar objetos de energia sólida e comunicação em qualquer linguagem extraterrestre( agora está explicado o fato de todos os lanternas verdes falarem inglês/português).


Fontes: Wikipedia, Revista Mundo dos Super Heróis Nº 21, portal dos lanternas verdes. 

Se você tem uma sugestão para um Documento Semanal mande para o e-mail uranio1500@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!