terça-feira, 17 de maio de 2011

0

Documento Semanal 1: A Internet


Olá, hoje vou começar a postar o Documento Semanal, como o nome diz, vai ter um novo a cada terça-feira. Hoje é o dia mundial da INTERNET conforme estabelecido pela ONU, e no 1º DS eu irei contar como essa grande ferramenta começou.
Confira  na continuação do post:

Desde a História Antiga as pessoas tentavam arrumar um jeito de se comunicar rapidamente e, em casos de guerra, sem que o inimigo soubesse.Muitas técnicas foram usadas, como pombos-correios, mensageiros, o fogo, mas nenhuma um resultado agradável .

Na década de 1960, durante a guerra fria, qualquer equipamento e mecanismo poderiam contribuir para a disputa entre E.U.A e a União Soviética.Os E.U.A temiam um ataque russo, que poderiam trazer ao público informações sigilosas.Assim foi idealizado um sistema de trocas de informação, que poderia proteger os E.U.A do ataque soviético e ainda deixar todas as informações guardadas.Era preciso, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency.

Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN”, mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Na década de 1970, a tensão entre os E.U.A e a URSS diminuiu, e o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem  estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET.
Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET (militar) e a nova ARPANET(não militar). O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos E.U.A em que as pessoas não pensavam em comprar computadores, já que a diversão estava em montá-los.
           A mesma lógica se deu com a Internet. Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones, que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.

Em 1992 Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web.

Foi a partir desse trabalho todo que temos a Internet de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não cai o dedo!